ms. marta cowlingconsul general of portugalComeço por dirigir uma saudação especial aos portugueses residentes na área de jurisdição do Consulado-Geral de Portugal em Vancouver. Desde o início do meu mandato, em 28 de agosto de 2018, tem sido uma honra representar o Estado Português no Oeste do Canadá, assegurando a promoção e a defesa dos interesses de Portugal e dos portugueses que aqui residem ou nos visitam.

A área de jurisdição deste Consulado-Geral é vasta, englobando as Províncias de Alberta, da Colúmbia Britânica e de Saskatchewan, assim como os Territórios do Noroeste e o Yukon, regiões que pretendo visitar durante o meu mandato. Aqui residem cerca de sessenta e seis mil portugueses e luso-descendentes. Atendendo à enorme distância que separa Vancouver de tantos locais onde existe uma forte presença de cidadãos nacionais, proponho-me também assegurar a ida regular do Consulado a muitos desses locais para que todos se sintam próximos dos nossos serviços. 

Tem sido, para mim, motivo de grande satisfação participar nas atividades organizadas pela comunidade portuguesa, pelas muitas associações e organizações que apostam na preservação das nossas língua, cultura e tradições. Continuarei a dinamizar e apoiar ações e iniciativas de carácter cultural, académico, económico-comercial, entre outras, que promovam Portugal e que contribuam para reforçar os laços entre Portugal e o Oeste do Canadá.

Considero essencial elevar o perfil da nossa comunidade junto das autoridades locais e provinciais e fomentar a participação cívica. A união de esforços e a concertação de objetivos contribuirá para a projeção da imagem de Portugal e dos portugueses nesta área de jurisdição.

Nesta medida, conto com todos para preservar e fortalecer as ligações à nossa cultura, para promover a língua portuguesa enquanto língua de herança, bem como para conferir uma ênfase renovada às oportunidades de negócio e cooperação económico-comercial entre Portugal e o Oeste do Canadá.

Aproveito o ensejo para realçar a importância de efetuar a sua inscrição consular neste Consulado-Geral e convido-o(a) a juntar-se a todos aqueles que encontram neste posto consular um apoio e uma ligação a Portugal.

 

Marta Cowling

  • Partilhe